A revolta santa, é o que move uma atitude de fé inteligente!

domingo, 4 de setembro de 2011

O que realmente importa?



                  Nós, no decorrer da vida nos deparamos com várias situações em nosso percurso neste mundo. Na maioria das vezes somos desobedientes, egoístas e até mesmo cruéis, mesmo sem perceber. Ao ler o livro de Jonas, na Bíblia, vemos um claro exemplo disto. Quando Deus deu ordem a Jonas a ir para a cidade de Nívive e clamar contra ela, por causa de sua malícia, ele simplesmente fugiu da presença do Senhor (Jonas 1:2,3) seguindo uma direção totalmente oposta, mostrando sua desobediência. Claro que Deus em sua onisciência, sabia onde ele estava e permitiu que ele fosse lançado ao mar e tragado por um grande peixe ( Jonas 1:15,17), fazendo-o assim, se arrepender (Jonas 2;1-9) e seguir para sua missão original.
Jonas ao chegar a Nívive, clamou contra o povo, que creram em Deus e se arrependeram, se humilharam, jejuando e clamando ao Senhor se convertendo assim cada um de seu mau caminho (Jonas 3:5-10). Então assim vendo Deus o que fizeram, “se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez.”  Jonas 3:10.
                 Com isso, Jonas desgostou-se profundamente por ter achado inútil sua ida a aquela cidade dizendo inclusive que sua morte seria melhor (Jonas 4:3). Deus em sua infinita sabedoria, fez nascer uma planta por cima de Jonas, que alegrou se em extremo (Jonas 4:6), mas no dia seguinte Deus “enviou um verme que feriu a planta e esta secou” (Jonas 4:7), fazendo assim Jonas se irar novamente e outra vez preferir a morte.
                Então disse Deus:
“Tornou o Senhor: Tens compaixão da planta que não te custou trabalho, a qual não fizeste crescer, que numa noite nasceu e numa noite morreu;
E não hei eu ter compaixão da grande cidade de Nívive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais?”  Jonas 4:10,11

               Então baseando se neste exemplo vimos que muitas vezes agimos como Jonas, nos preocupando com coisas inúteis, com “picuinhas”, com coisas que não vão nos acrescentar em nada em nossas vidas, temos mais pena de um cachorro ou um gato do que com um menino de rua, de alguém que esteja em situação precária. Damos muito mais valor as nossas vaidades. Tem gente que deixa verdadeiras fortunas em herança para o cachorro. Nada contra em gostar dos bichinhos, temos de cuidar dos animais, da natureza, do meio em que vivemos com toda certeza. Mas e o amor humano? Porque certas coisas parecem tão naturais e outras soam como absurdo? Como Jonas, temos pena do pouco e nos iramos com o que realmente faz a diferença. Será que é mais fácil adotar um gato sarnento do que dar um copo de água para um morador de rua? Quem nunca ficou bravo por ter um mendigo a sua porta, se escondeu ou se desviou de um?
            Certamente um pequeno gesto, como falar de Jesus para alguém pode mudar a vida desta pessoa. Mas as pessoas em seu egoísmo se omitem sobre o que se refere a Deus. “O problema é da sociedade”, muitos dizem. Acho que o problema é de todo mundo. Se todos varrerem pelo menos sua parte da calçada, a rua toda ficará limpa. Ninguém pode mudar o mundo sozinho, mas podemos fazer cada um a sua parte, por menor que seja.
             Se cada um falar de Jesus para o seu vizinho, colega de trabalho, amigo, parente,patrão, empregado, sem nenhum tipo de preconceito, certamente será plantada uma sementinha, que mesmo demorando a brotar, um dia em sua dor, ela saberá o caminho (Infelizmente ninguém aceita Jesus por amor, mas sim pela dor).
             Não estou dizendo para colocarem um morador de rua no seu quarto, apenas aponte uma direção para esta pessoa, esta alma. Se vai adiantar, não sei, mas você fez sua parte nós só temos de falar de Jesus, e quem faz a obra é Ele. Como diz o ditado, “é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe”.
E para que melhor pescaria, senão a de pescar almas?(“Não temas; doravante serás pescador de homens.”  Lucas 5:10).
              Sei que não é fácil, na correia do dia a dia às vezes nos esquecemos de certos valores, não sou hipócrita em dizer que nunca fui assim, ou fiz algo parecido, mas é para isso que nos convertemos, para nos analisarmos e ser um pouco melhor a cada dia, segundo os ensinamentos de nosso Mestre Jesus.

“Não fuja de Deus, principalmente se você se diz Cristão!”

“E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.”  
Mateus 24:12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...