A revolta santa, é o que move uma atitude de fé inteligente!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ICHTHUS – O QUE ISSO SIGNIFICA?

"Até onde você crê, até onde você é capaz de ir, em nome de sua fé no Senhor Jesus?"

A gente vê por todos os lados: na parte traseira dos carros, em colares, pulseiras, chaveiros, boné, enfim, muitos lugares. Sabe aqueles pequenos símbolos de peixes?! O que eles significam?

O Ichthus (Ikh-thoos) ou ichthys é a palavra grega que significa simplesmente "peixe".

Não representa o cristianismo por causa dos discípulos pescadores ou porque o Senhor Jesus multiplicou pães e peixes.

A ortografia grega para ichthus é - Iota, Chi, Theta Upsilon, e Sigma. A tradução grega é "IesousChristos, Theou Uios, Soter"As cinco letras gregas significam, em português, "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador".


O símbolo surgiu na época da formação das primeiras comunidades cristãs e foi usado mais tarde como um meio de identificação ou reconhecimento de um irmão em Cristo, sem a necessidade de qualquer comunicação verbal. Por que isso era necessário?

Durante o reinado do imperador Nero (54 DC-68 dC), um reinado de maldades, os cristãos eram comumente perseguidos, torturados e condenados à morte por causa de sua fé em Cristo Jesus. O imperador Nero culpou-os do grande incêndio de 64 dC, que queimou cerca de metade de Roma. 

Quando um soldado avistava um cristão, ele relatava aos seus superiores que por sua vez, o condenava a prisão e o levava para interrogatório. Os cristãos eram perseguidos e torturados por não se submeterem às muitas religiões politeístas de Roma. Na maioria dos casos, a morte era a punição para aqueles que não se dobravam.

Devido as constantes perseguições, e morte de muitos cristãos, essas pessoas necessitavam, de um símbolo que identificasse sua fé, sem coloca-los em perigo, criando assim O PEIXE, usando como um sinal secreto de fé.

Assim, para que um cristão identificasse um outro cristão, ele desenhava um arco na areia, lama, sujeira ou nas paredes de cavernas.
Se a outra pessoa era cristã, desenhava o arco ao contrario, formando assim, o desenho de um peixe, assim sabendo então que os dois eram cristão.

Com o passar dos anos, a figura de um peixe, associou-se ao cristianismo.
Esta foi a maneira que os cristãos daquela época utilizaram para continuar se encontrando, testemunhando e proclamando a fé que eles tinham em Jesus Cristo e resistindo as perseguições do Império Romano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...